13 Reasons Why... You Are Important!

02:44


13 Reasons Why (Os 13 Porquês) é a adaptação da Netflix do livro de Jay Asher. Cada episódio da série - através das fitas deixadas pela personagem - desenvolve um personagem, dando características para cada um deles e, assim, justificando - cada um da sua maneira - as devidas razões que levaram cada um agir como agiram e, que, por consequência, levou a personagem principal listar e gravar os treze motivos que a levaram ao suicídio.

Mas, ei. Escuta só! Não pare de ler agora. Se dê uma chance. Eu sei, dói demais aceitar, mas chega um momento em que precisamos reajustar a direção da vela do barco, nalfragar por um caminho diferente, com pessoas diferentes, com a mente aberta e a certeza de que você não é o problema de tudo o que acontece. Não se maltrate tanto, as coisas, às vezes, só não são pra ser naquele momento, e está tudo bem. Só não se esqueça: sua melhor aposta será dar-se quantas chances forem necessárias para continuar. Navegue em frente, aprecie a vista. Valorize quem está junto à você. Ainda há uma longa - e linda - jornada pela frente.

13 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ É IMPORTANTE

1. VOCÊ É AMADO

Pode ser que você não perceba, mas em algum lugar que, talvez, você não esteja olhando direito, estão pessoas que podem te encher de amor. Famíliares, amigos, colegas, conhecidos, desconhecidos, permita-se ser amado.

"Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos." 
1 João 3: 16

2. VOCÊ TEM UM FUTURO

Você ainda tem muita coisa pra viver e conquistar, e nem sempre tudo dá certo ou vai conforme a banda toca. Às vezes, precisamos lidar com a queda pra sabermos dar valor àquilo que nos passa despercebido e isso nos torna grandes pessoas futuramente.

"Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito!’, declara Yahweh, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor."
Jeremias 29: 11

3. VOCÊ É FORTE PARA CONTINUAR

Você é mais forte do que pensa. Olhe para dentro de você agora. O que você pode estar sentindo é uma dor imensa e muita dificuldade de seguir em frente, você se sente paralisado diante de tudo. Mas olhe para dentro do seu coração. Você é muito mais forte do que imagina, deixe aflorar toda a coragem que você tem guardada aí dentro. Lute.

"Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar." 
1 Coríntios 10: 13

4. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Às vezes nos blindamos com uma casca ao nosso redor, pode ser por algum trauma, alguma decepção, pelo medo de recomeçar ou simplesmente por pensar que não precisamos de ninguém. Você não precisa se obrigar que alguém entre na sua vida, mas você pode deixar que alguém te ajude a melhorar. Deixar alguém tentar cuidar de você. Deixar alguém provar que você é importante. Deixar alguém se aproximar antes de você afastar. Você já tentou olhar um pouco melhor para as pessoas? Talvez alguém que já te provou o quanto pode te fazer bem está bem mais perto do que você imagina. É só você deixar.

"Diz o SENHOR: Instruir-te-ei e te guiarei no caminho a seguir; os meus olhos estarão sobre ti para aconselhar-te."
 Salmos 32: 8

5. VOCÊ TEM AUXÍLIO

Você tem pessoas que te amam e que se preocupam com você. Você tem ajuda profissional, você pode procurar um líder espiritual, você pode buscar o apoio de pessoas que o compreendam e querem te ajudar. Lembre-se que esses sentimentos são temporários, essa dor vai passar. Pense em outras formas de resolver os problemas e nos recursos necessários para fazer isso. Não se esqueça que você não está sozinho.

"Sede fortes e corajosos! Não tenhais medo nem fiqueis aterrorizados diante delas, porque Yahweh, vosso Deus, é quem vai convosco! O Eterno nunca vos deixará, jamais vos abandonará!” 
Deuteronômio 31: 6

6. VOCÊ É CAPAZ

É como diz aquela frase "Se você se apega muito ao passado, está destinado a revivê-lo todos os dias". Por mais que as tempestades tendem a nos derrubar, acredite. Você é capaz! Dê importância para o que te traz felicidade, saia dos seus círculos viciosos, tenha certeza que você conseguirá fazer sua vida valer à pena, e você consegue. Ame-se.

"Todo que é chamado pelo meu Nome, que criei para minha própria glória e alegria, e aos quais dei forma."
Isaías 43: 7

7. VOCÊ NÃO PRECISA SE PREOCUPAR TANTO

Parece que viver em paz é quase impossível. Sempre encontramos um novo motivo para nos preocuparmos: relacionamentos, dívidas, opiniões alheias, o passado, a vida dos outros, o futuro... Mas, relaxa! As coisas irão acontecer no tempo certo. Aprenda com suas próprias experiências, pois o caráter que você tem hoje é pelo o que você já passou. Amanhã você será renovado mais vez. Continue.

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!" 
1 Pedro 5: 7

8. VOCÊ PODE SE SENTIR CONFORTÁVEL

Você não precisa esconder que dói, que machuca, que está ferido. Às vezes as coisas ficam meio fora do lugar, a cabeça dá uma volta, o coração fica em pedacinhos, tem dias que nos afundamos na solidão. Mas isso é só um dia ruim. Amanhã o dia amanhece outra vez. Não se vista de fragilidades. Permita-se sentir, converse com alguém, seja honesto com os seus sentimentos. Isso será libertador.

"Que nos consola em todas as nossas tribulações, para que também sejamos capazes de consolar os que passam por qualquer tribulação, por intermédio da consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus." 
2 Coríntios 1: 4

9. VOCÊ NÃO PRECISA CARREGAR O FARDO SOZINHO

É difícil suportar tudo sozinho. Às vezes, as coisas se tornam bem difíceis nos relacionamentos, na família, no trabalho, nos estudos, na vida espiritual e no nosso próprio interior. Muitas vezes carregamos tudo isso sozinhos achando que é assim que deve ser ou achando que não existe ajuda para carregá-los. Mas, lembra? Voce tem auxílio. Por mais que sejamos fortes, é preciso permitir ser ajudado. Isso não significa que você é fraco: significa que você é humano. Não somos super-heróis. E nem precisamos ser. 

"Entrega tuas preocupações ao SENHOR! Ele te sustentará; jamais permitirá que o justo venha a cair."
Salmos 55: 22

10. VOCÊ NÃO PRECISA SENTIR CULPA

A culpa aperta o nosso peito, ela fica ali incomodando e fazendo de tudo para que não a esqueçamos. Se você feriu alguém, assuma a responsabilidade e tente fazer algo para reparar o que fez. Sempre podemos fazer algo. Talvez a pessoa não irá te perdoar, mas você pode refazer as escolhas na sua vida, e é isso o que importa. Ninguém nunca conseguirá ser perfeito, você só precisa se permitir ser simplesmente quem você é, e aceitar que você errará, mas que sempre será possível tentar reparar. E se alguém lhe feriu, perdoe. Se doeu em você, não faça o próximo sofrer. Espalhe amor ao invés de tentar revidar. Isso te fará bem.

"Mas, quando estiverdes orando, se tiverdes algum ressentimento contra alguma pessoa, perdoai-a, para que, igualmente, vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas."
Marcos 11: 25

11. VOCÊ TEM SONHOS PARA REALIZAR

Ninguém disse que seria fácil. Muitas vezes a vida faz a gente questionar a nossa própria capacidade. Nunca pense que você já apostou tudo o que podia, você pode tudo o que quiser. Você é forte pra alcançar o que almeja. Você não pode desistir dos seus sonhos. Você não deve se curvar para o mundo, no final todo seu esforço será recompensador, e quem se curvará diante de você, será o mundo. Acredite.

"Portanto, que o Deus da esperança vos abençoe plenamente com toda a alegria e paz, à medida da vossa fé nele, para que transbordeis de esperança, pelo poder do Espírito Santo."
Romanos 15: 13

12. VOCÊ CONSEGUE

Como diz a seguinte reflexão "Um pássaro que repousa em uma árvore nunca teme que o seu galho quebre, porque a sua confiança não é no galho, mas nas suas próprias asas. Confie em si mesmo". Acredite na sua capacidade, olhe para dentro de você, existe uma força infindável guardada aí. Se preciso, recomece. Não tenha medo de viver algo novo, de tentar de outra maneira. Você pode muito mais que isso. Encare tudo como uma lição. Reforce a sua fé. E não deixe de acreditar que é possível. Você consegue!

"Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós." 
Mateus 7: 7

13. VOCÊ É IMPORTANTE

Muitas vezes, você é a âncora que Deus usa para resgatar alguém. Não desanima, não. Como diz Max Lucado "Não há ninguém que Deus não use". Você vale muito mais que ouro, rubi ou diamantes. Você é escolhido. (Fonte: Gi B)

"Se alguma pessoa destruir o santuário de Deus, este o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." 
1 Coríntios 3: 17

Você não está sozinho. Você é amado. Você é importante. ❤

You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu assisti a série, mas também queria ler muito o livro.
    Ficou muito bom o post, eu acho muito legal posts assim, pois pode clarear as mentes de pessoas com depressão, ou no começo. Acho que pode ajudar a lutar por isto, sabe.
    Um grande beijo, sucesso!
    Não estou com blog no momento, mas se quiser me acompanhar pelo instagram:
    www.instagram.com/juvillelablog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente! Obrigada pelo incentivo, Julia. <3

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Débora! Ainda não olhei essa série, estou bem indecisa devido à diversas resenhas que li em blogs. Achei lindo o teu post, vi muita gente preocupada em não ser um porque e poucas fizeram como você, um post cheio de amor pra dar, parabéns!

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti e minha conclusão da série resultou nesse post! A intenção era justamente essa, espalhar amor.

      Obrigada, Cássia! <3

      Excluir
  3. Débora, acho que rolou uma conexão de pensamentos quando você leu meu blog e eu li o seu! Eu sei, eu sei, parece piegas, mas adorei seu conteúdo! Nossa, pensar no quanto esse post pode ajudar alguém que esteja com depressão... Vou mostrar pro meu primo, que tem alguns pensamentos parecidos com o da Hannah, infelizmente. Acho que vai dar um up nele. Gostei muito dessa frase do pássaro. Me fez ficar pensando sobre o quanto precisamos confiar no Pai e em nós mesmas.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Duane! É importante que as pessoas enxerguem que existe amor e, que, apesar de qualquer dificuldade não podemos perder as esperanças. Há algo lindo e grandioso pra todos nós!

      Eu curti demais o teu blog, e fico muito feliz que tenha sido recíproco.

      Super beijo! <3

      Excluir