5 cuidados especiais com a sua pele

12:53


Na maioria dos dias estamos tão ocupadas com os afazeres do dia-a-dia, que esquecemos de um detalhe bem importante para a nossa saúde: cuidar da pele. Tudo bem, isso pode acontecer por falta de tempo ou, também, por àquela certa preguicinha. Porém, é necessário dedicar um tempinho matinal e à noite antes de dormir para ter esses cuidados. Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar o seu tipo de pele: normal, seca, mista, oleosa ou com acne. Independente da sua pele, há cinco cuidados especiais que você precisa ter:

1. Lavar o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele


Após identificar o seu tipo de pele, invista em um sabonete facial (de preferência líquido) para fazer a limpeza. Aplique o produto no rosto úmido e massageie suavemente e enxágue. A limpeza irá retirar a oleosidade da superfície e dos poros ajudando no processo de renovação das células da sua pele. Esse é o primeiro passo e o mais importante, pois deixará o seu rosto apto para a rotina de cuidados.

2. Limpar a pele com um adstringente ou tônico facial de limpeza profunda


Por mais eficaz que seja o sabonete facial, algumas partes podem não terem sido totalmente limpas e isso pode resultar em acnes. Então, para isso é importante o uso de um adstringente ou tônico de limpeza profunda, pois esse método irá eliminar as impurezas que restaram na pele, além de equilibrar o PH da pele e prepará-la para receber os próximos cuidados.

3. Hidratar a pele com um hidratante facial e os lábios com um hidratante labial


Uma pele hidratada é importante para preservar a saúde dela. A hidratação irá ajudar a manter a elasticidade da pele, pois as vitaminas presentes nos cremes permitem que a pele fique mais firme, estimulando a produção de fibras colágenas e elásticas diminuindo (ou evitando) o aparecimento de manchas e rugas. Não podemos esquecer de hidratar os lábios também, usando hidratantes específicos para essa região. A hidratação tem a função de equilibrar o balanço natural da pele, protegendo do vento, frio, calor, poluição, umidade e assim por diante.

4. Aplicar protetor solar facial ou produtos com FPS


Nosso rosto fica diretamente exposto e o uso do protetor solar é essencial para proteger a sua pele, ele irá bloquear os raios que podem causar doenças e envelhecimento na pele e deve ser usado independente de exposição ao sol. Você pode também, substituir o uso do protetor solar facial por produtos que contenham na fórmula FPS, como por exemplo, BB Creams e bases de cobertura extrema.

5. Esfoliar a pele


A esfoliação é muito importante para a pele, pois é o momento de remover as células mortas, trazendo suavidade e brilho para a sua pele, além de melhorar a sua circulação sanguínea, deixa a sua pele limpa e com aspecto mais saudável. Porém, é recomendado usar o esfoliante a cada quinze dias, pois é o intervalo de tempo suficiente para retirar as novas células mortas. É necessário esse cuidado para não irritar a pele e tirar as células saudáveis.

Antes de começar a sua rotina de cuidados, lembre-se de identificar o seu tipo de pele para comprar os produtos corretos e necessários para fazer o passo a passo. Fique atenta aos sinais da sua pele para não errar nos produtos e para saber a hora certa de trocá-los. Atualmente, existem diversas redes de cosméticos que nos fornecem uma enorme variedade de produtos. Encontre os seus e cuide de você. Cuidar da pele é essencial para a sua saúde.

Gostou? Qual a sua rotina de cuidados? Me conte nos comentários! :D

You Might Also Like

10 comentários

  1. Oi lindeza!! Amei o post e já anotei suas dicas. Recentemente comprei um sabonete certo para minha pele mas preciso comprar um hidratante também. Não adianta só limpar a pele e não hidratar né?
    Eu amei muito o post, arrasou.

    Beijos da Ju
    www.ajufaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      É verdade, um hidratante faz toda a diferença!
      Muito obrigada! ❤

      Excluir
  2. Fiquei muito orgulhosa de mim mesma ao perceber que faço tudo isso aí <3 Já fazia um tempo que eu tinha colocado nas minhas metas cuidar direitinho da pele do rosto. Agora virou uma rotina rápida e muito gostosa. Continuo tendo acne, até porque minha pele é mista e dependendo da fase meu ciclo isso também piora. Mas já me acostumei com isso. O importante é cuidar, né? Só tem um porém: eu esfolio três vezes por semana! Juro que não dá rebote, na verdade é até bom, senão conforme as espinhas vão secando fica aquele pedacinho de pele morta x.x Como você disse, é essencial saber seu tipo de pele, daí fica mais fácil de saber quais cuidados ter.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! HAHAHAHA ❤
      É tão bom esse momento, né? E a sensação da pele macia e sequinha depois é melhor ainda!
      Sério?! Por enquanto tenho feito quinzenal, mas acho que vou testar fazer um pouquinho mais seguido. :D

      Super beijo!

      Excluir
  3. Oi, Dé! Tudo bem?

    Mulher, vou confessar que sempre fui meio relaxada com os cuidados da pele! Mas como estamos no Inverno, minha pele começou a sofrer muito, ja que eu só consigo tomar banho de água bem quente (e isso resseca a minha pele de um jeito que dá até dó!). Resolvi trocar de sabonete, estou usando um hidratante, e água micelar TODOS OS DIAS! Parece que aconteceu um milagre! Minha pele tá agradecendo demais e eu tô muito feliz com os resultados! Ou seja, é importante cuidar da pele SIM! Ótima dica de cuidados! Amei! Um beijo!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Tudo bem!

      Te entendo! Acontece comigo também, e é por isso que devemos dar atenção para esses cuidados. Gosto bastante da água micelar também, é um complemento importante!
      É uma felicidade enorme ver os resultados, né?! ❤

      Que bom que gostou, super beijo!

      Excluir
  4. Se tem uma coisa que eu adoro e não tenho muita preguiça é cuidar da pele, eu adoro, esses dias até compartilhei no meu stories, eu adoro estar maquiada, mas a sensação de tirar a maquiagem e cuidar da pele depois disso é tão boa. Confesso que de todos ai só não faço muito o do tônico, na verdade eu uso um sabonete que já faz o papel do tônico também, então esta valendo kkkkk
    Só acrescentaria ai mais um cuidado de sempre tirar a maquiagem, claro que sei que limpar a pele já inclui isso, mas tem gente que limpa no outro dia e não tira a maquiagem como deve. Beijos linda ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ju!
      Deixei o post mais voltado para os cuidados com a pele, mas com certeza, para o clube das maquiadas remover a make é um passo importantíssimo antes de começar a sessão de cuidados.
      Eu amo estar maquiada também, mas a sensação de tirar e sentir àquele frescor no rosto é sem igual, hahaha.
      Obrigada ❤

      Excluir
  5. Preciso muito criar vergonha na cara e comprar um tônico facial haha. Já tenho os outros costumes à um tempo^^
    Obrigada pelo post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fazer toda a diferença, compra mesmo! Que bom que gostou, Nathaly. Obrigada você ❤

      Excluir