5 dicas para você começar a economizar

21:33


Quando o assunto é economizar nem sempre é uma tarefa fácil. Somos tentados diariamente pela globalização, pelas vitrines convidativas e sessões de liquidação. Gastar mais do que ganhamos é super comum, porém, futuramente isso irá começar afetar de alguma forma negativa na sua vida. Basicamente você irá passar por um choque de realidade e vai se dar conta que vive dentro de um labirinto de dívidas. Para evitarmos ou sairmos dessa situação precisamos buscar uma educação financeira e acredite: o momento é AGORA. Então separa aí o seu porquinho de porcelana, o seu Money Jar ou o seu cartão bancário, papel e caneta para anotar essas dicas e começar a economizar:

1. CONTROLE AS SUAS DESPESAS
A primeira coisa que você precisa pensar é em garantir que você terá o valor necessário para arcar com todas as despesas essenciais do mês. O valor dos seus gastos precisa ser MENOR que o valor que você recebe. Procure somar todas as suas dívidas: internet, telefone, água, luz, saúde e entretenimento, por exemplo: academia, estudos, lazer e demais atividades. Ter a noção correta para onde vai o seu dinheiro é essencial para diminuir os gastos. Para isso se organize da maneira mais coerente para você, pode ser através de agendas, calendários, aplicativos e demais mecanismos que sirvam de auxílio para a sua gestão financeira. Aproveite esse momento para cortar os gastos desnecessários (ou não tão importantes).

2. MANTENHA AS CONTAS EM DIA
Evite juros e multas e o tão temido "nome sujo". O pagamento de suas contas em dia ajudará nas suas noites de sono. Se você atrasar poucos dias no pagamento do cartão de crédito ou de carnês terá de pagar uma taxa elevada, sendo que isso é desnecessário se você ter uma boa gestão de suas finanças. Dê uma atenção especial para as suas contas, pois se for levar em conta no final do ano os "pequenos" encargos que teve por atrasar as suas dívidas, vai perceber o quão importante é cada centavo dentro do seu bolso. Mantenha a atenção.

3. CUIDADO COM O CARTÃO DE CRÉDITO
Que nós sabemos a praticidade desse pequeno objeto, nós sabemos, mas esquecemos de um grande detalhe: eles fazem com que nós não tenhamos noção dos nossos gastos, vivemos sempre naquela ilusão de "eu posso", mas na verdade, nem sempre pode, ou talvez, pode evitar. Tenha muito cuidado com o seu cartão de crédito, e caso use mais de um: PARE! Vai chegar num momento que você irá perder o controle de suas dívidas. Se planeje antes de comprar com o cartão de crédito, tenha consciência que terá o valor suficiente para pagar as parcelas mensalmente e sem atrasos. Não compre por impulso, reflita sobre a real utilidade de cada bem de consumo, procure efetuar as suas compras em dinheiro e SEMPRE avalie muito bem o custo-benefício.

4. TENHA METAS E OBJETIVOS
Invista na sua carreira, planeje uma viagem, empreenda, crie metas e objetivos para montar a sua poupança. Antes de comprar algo faça perguntas do tipo: "esse sapato ou um dia a menos para àquela viagem? Essa make ou a parcela do cursinho garantida? Essa roupa ou um pouquinho a mais para comprar o meu carro/moradia?". Tenha em mente qual é o propósito do seu esforço de poupar, deixe esse objetivo bem claro na sua cabeça. Divida suas metas em prazos e trabalhe em cima disso. Junte por um bom tempo, definindo quantias mensais que serão guardadas. Isso ajudará na sua caminhada para perto dos seus objetivos. 

5. USE O SEU TALENTO
Descubra algo que você faça bem e que possa ser um meio de gerar dinheiro. Busque uma solução financeira através dos seus talentos, use a sua criatividade para empreender de maneira rentável. Não tenha vergonha de sair vendendo o seu peixe. Sabe cozinhar? Fazer reparos em casa? Costurar? Cuidar de crianças? Algum artesanato? Desenvolver conteúdo online? Edição e designer? Todos os métodos podem te dar lucros. Comece pelos seus amigos, divulgue seu talento na internet, faça você seu próprio marketing. O ganho pode não ser suficiente, mas será um complemento para cobrir as suas despesas essenciais. Ter uma renda extra pode ser uma ótima alternativa, mas tome cuidado com os investimentos, eles não podem ultrapassar os seus limites financeiros e devem ser rentáveis.

...

Tenha consciência na hora das compras, fuja das dívidas desnecessárias e da famosa frase "mas é que estava em promoção". Defina objetivos para juntar o seu dinheiro e realizar os seus sonhos. Tudo bem, precisamos de lazer? Sim. Precisamos nos presentear? Sim. Mas existem limites e uma vida inteira pela frente de conquistas e um mundo enorme para você se aventurar. Aprenda a economizar e você conseguirá realizar muito mais do que imagina. Aplique essas dicas na sua vida! 

E aí, o que achou? Me conte nos comentários! :D

You Might Also Like

14 comentários

  1. Que post de utilidade pública, Débora! Realmente é muito importante controlar as despesas, na hora que você falou isso me lembrei de um post da Bru, do Moderando, onde ela fala sobre como montou um orçamento dos produtos que ela usa (se quiser ver, é esse aqui ó: http://moderando.com/orcamento-cuidados-pessoais/). Porque é como você disse, devemos sim ter momentos de lazer e nos presentear. Mas tudo tem seus limites, principalmente quando se trata de algo tão delicado como dinheiro! Manter as contas em dia é algo essencial, a coisa mais chata é ter que pagar multa por ter atrasado, no fim dá uma diferença que com certeza ajudaria se tivesse sido poupada. Sobre cartão de crédito: tenho PAVOR! Sei que se usado com cautela ele pode ser MUITO útil, mas por enquanto não confio no meu autocontrole, só uso o de débito mesmo HAHAH. Ter foco e objetivos é o que há! Uso um app chamado Thriv (é bem leve e simples, só pra colocar a quantia que se quer juntar, no que vai ser usado esse dinheiro, e ir atualizando conforme vai poupando). A última dica, da grana extra, é a que mais quero colocar em prática. Como já trabalho horrores no blog, tô planejando fazer mais publis (ô glória, MANDA JOBS hahahah), mas também penso de vender alguma coisa, como as chokers que faço ou o meu maravilhoso brownie de nutella.
    Enfim, amei, amei, amei.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um momento: QUE COMENTÁRIO MAIS LINDO! Legal, vou dar uma olhada no post dela sim, tô adorando me organizar financeiramente. Cartão de crédito é um vilão nas nossas vidas: inicialmente são atraentes, depois nos dão uma facada! (tô trabalhando nesse lance de autocontrole) HAHAHA. Adorei a indicação do app, vou testá-lo. E sabe, também tenho dedicado um bom tempo para o blog, porém estou sem ferramentas para personalizá-lo como gostaria (estou apenas com o celular no momento), mas essa é uma ótima ideia de renda extra! Adorei o "maravilhoso brownie de Nutella", manda por Sedex?! HAHAHA. Obrigada, é uma felicidade enorme vê-la aqui no blog!
      Super beijo ❤

      Excluir
  2. Ótimo post! Me fez refletir um pouco e me deixou bem inspirada. Vou usar suas dicas pra me organizar melhor. Espero conseguir!
    https://goo.gl/uPn9YW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha o foco que vai dar tudo certo! Muito obrigada, Carol ❤

      Excluir
  3. Eu estava precisando desse post. Estou tentando economizar para comprar meu carro - no futuro - futuro fazer algumas viagens com minhas amigas. A tarefa está sendo difícil, porém como você disse acima "isso ajudará na sua caminhada para perto dos seus objetivos" e bem, mesmo que demore, tenho absoluta certeza e fé nessas suas palavras que acabam de se tornar minhas.

    Beijos!
    www.memorizeis.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ual, adorei a determinação! É difícil, mas depois é recompensador. Adorei ter ajudado.
      Continua com esse foco, Viviane! ❤

      Excluir
  4. Adorei o nome do seu blog e resolvi vir conferir, não me arrependi, sem dúvidas! Eu estou morando sozinha, então realmente preciso me organizar, se não chego no fim do mês zerada haha!! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda, muito obrigada!
      Exatamente, é importantíssimo, ainda mais que agora tudo depende de ti, né?! Boa sorte! ❤

      Excluir
  5. Adorei as dicas!
    Bjs,
    www.juntasearrumadas.com

    ResponderExcluir
  6. Dé, eu tô na luta pra seguir essas regras à risca, mas confesso que ainda vacilo um pouco! Minha intenção é voltar a estuda mas também quero começar a me estruturar para comprar um carro ou apê. Post de MUITA utilidade! Até salvei aqui pra ler toda vez que bater o desiquilíbrio! hahahaha. Um beijo!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, te entendo! Mas o importante é nunca desistirmos de tentar. Tu vai conseguir, mantenha o foco, não esquece!
      Lindaaa, muito obrigada, viu? Fico feliz de conseguir ajudar ❤

      Excluir
  7. Dicas super válidas, quero economizar para viajar mesmo, adorooo! ❤

    ResponderExcluir
  8. Que legal, Ju! É muito bom quando conseguimos ter um "passo a passo", isso ajuda bastante. Boa sorte nas tuas viagens ❤

    ResponderExcluir